Thursday, January 6, 2011

Brasil vai pagar por cooperação com Bolívia e Paraguai

O governo brasileiro vai subsidiar a luta contra o narcotráfico e o crime organizado na Bolívia e Paraguai. Foi o que anunciou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo nesta segunda-feira. Segundo ele, “temos que subsidiar iniciativas e realizar operações integradas. Alguns países fronteiriços não têm capacidade operacional e os recursos para vigiar as fronteiras”. Cardozo confirmou ainda que em 2011 o Brasil utilizará os Vants que são veículos aéreos não tripulados, de fabricação israelense, na proteção e vigilância das suas fronteiras.

O Brasil vai destinar recursos financeiros, mas ainda não há uma definição quanto aos valores e o cronograma da cooperação. Com Bolívia e Paraguai, o Brasil tem uma agenda de cooperação em que um dos temas centrais é justamente a coordenação das ações contra o narcotráfico. O Brasil conta com um sistema de radares e aviões para controlar o espaço aéreo da Amazônia onde operam a maioria das organizações criminosas. Este aparato poderá ser utilizado nas fronteiras do país com Bolívia e Paraguai. No domingo quando assumiu o cargo, José Eduardo Cardozo prometeu combater o crime organizado e o tráfico de drogas com atenção especial ao patrulhamento das fronteiras. “Vamos mostrar que o Estado é mais forte que a delinqüência organizada”, afirmou o ministro.
A presidente Dilma Rousseff já havia anunciado que a luta contra o crime organizado será uma das suas prioridades. Em suas primeiras viagens aos países vizinhos, ela pretende reafirmar o interesse brasileiro por mais cooperação principalmente com Bolívia, Colômbia, Peru e Venezuela.

No comments: